Silvana Serrani

Coordenação de Honra

Professora titular colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde atua desde 1981 e implantou a área de Língua Espanhola.

Yamilka Rabasa

Coordenação Executiva

Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, mestrado na mesma área pela UnB e graduação em Letras pela Universidade de Havana.

Patricia Franzoni

Formadora de professores de português na Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER), Argentina, tem atuação em numerosos programas argentinos e estrangeiros de ensino e formação docente.

Germán Correa

Professor de Produção de material didático e Tecnologias Aplicadas à Educação e Análise do discurso na Licenciatura em Português da Faculdade de Administração da Universidade Nacional de Entre Ríos.

Silvânia Siebert

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2012). Mestre em Ciências da Linguagem (Unisul, 2005), Graduada em Comunicação Social – habilitação jornalismo – (UFSC, 1995).

Tainá Lopes

Bacharel e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase em Semântica e Análise do Discurso, e doutoranda em Linguística Aplicada na mesma universidade, na área de Linguagem e Educação.

Ex-participantes

Ana Emília Fajardo Turbin

Membro entre 2018-2022, autora do capítulo “O Ensino de inglês na perspectiva da proposta MULTIRREDE DISCURSIVA (MR-D)”, no livro SERRANI, SILVANA. (Org.). Cultura e literatura no ensino de língua-discurso. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.

David Bueno

Membro entre 2015-2019 e autor do capítulo “Componente cultural-literário para análise e complementação de livro didático: um caso do ensino de espanhol no Brasil”, no livro SERRANI, SILVANA. (Org.). Cultura e literatura no ensino de língua-discurso. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.

Estudantes

Suzany Kabongo

(mestranda do PGLA)

Pollyana Pires

(mestranda do PGLA)

Apoio Técnico

Raí Ceriaco

(estudante de licenciatura e de mestrado na UnB)

Kellen Oliveira

(secretária executiva, secretária da pós-graduação Unisul)

Silvana Serrani

Coordenação de Honra

Professora titular colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde atua desde 1981 e implantou a área de Língua Espanhola. Seu pós-doutorado foi na Universidade de Columbia, Nova York, EUA (Department of Transcultural Studies – Teacher´s College); seus Doutorado e Mestrado foram obtidos no IEL/Unicamp e sua Graduação, na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Pesquisadora do CNPq de 1992 a 2020, tem orientado numerosas teses de Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Análise do Discurso e Estudos Hispano-americanos. Foi Coordenadora Geral da Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp de 2007 a 2011 e Coordenadora do Convênio com a Prefeitura de Campinas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, oferecido a Professores da Rede Municipal (2010-2012). Na formação continuada de docentes participou também coordenando módulos do Curso Teia de Saber, para professores do Estado de São Paulo. Publicou os livros A Linguagem na Pesquisa Sociocultural (Ed. da Unicamp, 2. ed. 1997); Discurso e Cultura na Aula de Língua (Ed. Pontes, 2. ed. 2010); Letramento, Discurso e Trabalho Docente (Ed. Horizonte, 2011) e organizou volumes completos nas revistas especializadas: Fragmentos 22, UFSC, 2003 e Trabalhos em Linguística Aplicada 44(2), Unicamp, 2005. Publicou mais de sessenta artigos e capítulos de livros no Brasil, na Argentina, na Espanha, na França e na Itália. Com a Universidade de Roma 1 coordena atualmente convênio de pesquisa em Estudos Interculturais, sobre o discurso poético do Cone Sul latino-americano e o tema cultural das migrações. É parecerista de revistas acadêmicas e de agências de apoio à pesquisa.

Yamilka Rabasa

Coordenação Executiva

Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, mestrado na mesma área pela Universidade de Brasília e graduação em Letras pela Universidade de Havana. É professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB, especificamente na formação de professores de espanhol e atua na pós-graduação, como orientadora plena no programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da UnB nas linhas de pesquisa 1) Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas e 2) Língua, cultura e sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa A Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D): componentes e lineamentos para a formação em línguas (materna e estrangeiras). Seus interesses de pesquisa focam no ensino-aprendizagem de espanhol no Brasil, na formação de professores em língua-discurso-cultura, na formação intercultural de professores e estudantes de espanhol, na narrativa breve feminina cubana e na polidez no eixo espanhol-português. Parecerista de revistas brasileiras e membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e da Asociación para la enseñanza del español como lengua extranjera (ASELE).

Patricia H. Franzoni

Formadora de professores de português na Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER), Argentina, tem atuação em numerosos programas argentinos e estrangeiros de ensino e formação docente nos campos do espanhol como língua segunda e estrangeira, do italiano e do português, promovendo uma perspectiva plurilíngue e sociocultural da educação linguística. Participou da redação de numerosas propostas curriculares de línguas para a educação básica e superior, integrando equipes de Línguas Estrangeiras na Secretaria de Educação da cidade de Buenos Aires e no Ministério da Educação da Argentina. Licenciada em Letras – Orientação Linguística – pela UBA, Mestre em Linguística Aplicada – Língua Estrangeira – pela Unicamp, e Doutora em Letras pela USP, suas pesquisas e publicações se situam em torno dos seguintes temas: educação em línguas e formação docente, design de materiais didáticos, letramento e currículo.

Germán Correa

Professor de Produção de material didático e Tecnologias Aplicadas à Educação e Análise do discurso na Licenciatura em Português da Faculdade de Administração da Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER), Argentina. Foi convocado pelo Ministério da Educação para a elaboração de materiais didáticos para ensino de Português LE e a redação de diretrizes curriculares para a educação básica e superior. É Licenciado em Português pela Universidade Nacional do Nordeste (UNNE), Argentina, e mestrando em Ensino da Língua e da Literatura pela Universidade Nacional de Rosario (UNR), Santa Fe, onde desenvolve pesquisa sobre materiais produzidos na Argentina para o ensino de português como língua estrangeira, sob a orientação da Profa. Patricia H. Franzoni. Ministrou a disciplina “Ensinar língua estrangeira com TIC”, na Especialização Docente de Nível Superior em Educação e TIC, do Ministério da Educação da Argentina.

Silvânia Siebert

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2012). Mestre em Ciências da Linguagem (Unisul, 2005), Graduada em Comunicação Social – habilitação jornalismo – (UFSC, 1995). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), dos cursos de graduação em Letras e Comunicação Social e de Especialização em Gestão em Mídias Sociais e Marketing Digital. Realiza pesquisas e orientações – graduação, mestrado e doutorado – na linha de análise de texto e discurso. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa Discurso e Narrativa, que busca relacionar estudos discursivos e literários, promovendo a compreensão do funcionamento, das condições de produção e de veiculação, bem como da leitura e interpretação dos diferentes gêneros discursivos relacionados às mídias digitais. É editora associada da Revista Linguagem em (Dis)curso (LemD). Integra o Grupo de Trabalho de Análise de Discurso da Anpoll.

Tainá Lopes

Bacharel e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase em Semântica e Análise do Discurso, e doutoranda em Linguística Aplicada na mesma universidade, na área de Linguagem e Educação, com o projeto Literatura e ensino-aprendizagem do Espanhol: Cultura e Discurso em três grandes poetas hispano-americanos, Pablo Neruda, Nicanor Parra e Mario Benedetti, sob a orientação da professora doutora Silvana Serrani. Atua também na área de pesquisa e tradução do espanhol ao português e integra, como auxiliar, o projeto de pesquisa da professora Serrani intitulado Discurso, antologias, e dicções poéticas hispano-americanas: poética das migrações do Cone-Sul. Atualmente é professora de Língua Portuguesa na rede privada de ensino do Estado de São Paulo.