Membro entre 2018-2022, autora do capítulo “O Ensino de inglês na perspectiva da proposta MULTIRREDE DISCURSIVA (MR-D)”, no livro SERRANI, SILVANA. (Org.). Cultura e literatura no ensino de língua-discurso. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
Membro entre 2015-2019 e autor do capítulo “Componente cultural-literário para análise e complementação de livro didático: um caso do ensino de espanhol no Brasil”, no livro SERRANI, SILVANA. (Org.). Cultura e literatura no ensino de língua-discurso. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
Professora titular colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde atua desde 1981 e implantou a área de Língua Espanhola. Seu pós-doutorado foi na Universidade de Columbia, Nova York, EUA (Department of Transcultural Studies – Teacher´s College); seus Doutorado e Mestrado foram obtidos no IEL/Unicamp e sua Graduação, na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Pesquisadora do CNPq de 1992 a 2020, tem orientado numerosas teses de Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Análise do Discurso e Estudos Hispano-americanos. Foi Coordenadora Geral da Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp de 2007 a 2011 e Coordenadora do Convênio com a Prefeitura de Campinas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, oferecido a Professores da Rede Municipal (2010-2012). Na formação continuada de docentes participou também coordenando módulos do Curso Teia de Saber, para professores do Estado de São Paulo. Publicou os livros A Linguagem na Pesquisa Sociocultural (Ed. da Unicamp, 2. ed. 1997); Discurso e Cultura na Aula de Língua (Ed. Pontes, 2. ed. 2010); Letramento, Discurso e Trabalho Docente (Ed. Horizonte, 2011) e organizou volumes completos nas revistas especializadas: Fragmentos 22, UFSC, 2003 e Trabalhos em Linguística Aplicada 44(2), Unicamp, 2005. Publicou mais de sessenta artigos e capítulos de livros no Brasil, na Argentina, na Espanha, na França e na Itália. Com a Universidade de Roma 1 coordena atualmente convênio de pesquisa em Estudos Interculturais, sobre o discurso poético do Cone Sul latino-americano e o tema cultural das migrações. É parecerista de revistas acadêmicas e de agências de apoio à pesquisa.
Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, mestrado na mesma área pela Universidade de Brasília e graduação em Letras pela Universidade de Havana. É professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB, especificamente na formação de professores de espanhol e atua na pós-graduação, como orientadora plena no programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da UnB nas linhas de pesquisa 1) Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas e 2) Língua, cultura e sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa A Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D): componentes e lineamentos para a formação em línguas (materna e estrangeiras). Seus interesses de pesquisa focam no ensino-aprendizagem de espanhol no Brasil, na formação de professores em língua-discurso-cultura, na formação intercultural de professores e estudantes de espanhol, na narrativa breve feminina cubana e na polidez no eixo espanhol-português. Parecerista de revistas brasileiras e membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e da Asociación para la enseñanza del español como lengua extranjera (ASELE).
Formadora de professores de português na Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER), Argentina, tem atuação em numerosos programas argentinos e estrangeiros de ensino e formação docente nos campos do espanhol como língua segunda e estrangeira, do italiano e do português, promovendo uma perspectiva plurilíngue e sociocultural da educação linguística. Participou da redação de numerosas propostas curriculares de línguas para a educação básica e superior, integrando equipes de Línguas Estrangeiras na Secretaria de Educação da cidade de Buenos Aires e no Ministério da Educação da Argentina. Licenciada em Letras – Orientação Linguística – pela UBA, Mestre em Linguística Aplicada – Língua Estrangeira – pela Unicamp, e Doutora em Letras pela USP, suas pesquisas e publicações se situam em torno dos seguintes temas: educação em línguas e formação docente, design de materiais didáticos, letramento e currículo.
Professor de Produção de material didático e Tecnologias Aplicadas à Educação e Análise do discurso na Licenciatura em Português da Faculdade de Administração da Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER), Argentina. Foi convocado pelo Ministério da Educação para a elaboração de materiais didáticos para ensino de Português LE e a redação de diretrizes curriculares para a educação básica e superior. É Licenciado em Português pela Universidade Nacional do Nordeste (UNNE), Argentina, e mestrando em Ensino da Língua e da Literatura pela Universidade Nacional de Rosario (UNR), Santa Fe, onde desenvolve pesquisa sobre materiais produzidos na Argentina para o ensino de português como língua estrangeira, sob a orientação da Profa. Patricia H. Franzoni. Ministrou a disciplina “Ensinar língua estrangeira com TIC”, na Especialização Docente de Nível Superior em Educação e TIC, do Ministério da Educação da Argentina.
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2012). Mestre em Ciências da Linguagem (Unisul, 2005), Graduada em Comunicação Social – habilitação jornalismo – (UFSC, 1995). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), dos cursos de graduação em Letras e Comunicação Social e de Especialização em Gestão em Mídias Sociais e Marketing Digital. Realiza pesquisas e orientações – graduação, mestrado e doutorado – na linha de análise de texto e discurso. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa Discurso e Narrativa, que busca relacionar estudos discursivos e literários, promovendo a compreensão do funcionamento, das condições de produção e de veiculação, bem como da leitura e interpretação dos diferentes gêneros discursivos relacionados às mídias digitais. É editora associada da Revista Linguagem em (Dis)curso (LemD). Integra o Grupo de Trabalho de Análise de Discurso da Anpoll.
Bacharel e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase em Semântica e Análise do Discurso, e doutoranda em Linguística Aplicada na mesma universidade, na área de Linguagem e Educação, com o projeto Literatura e ensino-aprendizagem do Espanhol: Cultura e Discurso em três grandes poetas hispano-americanos, Pablo Neruda, Nicanor Parra e Mario Benedetti, sob a orientação da professora doutora Silvana Serrani. Atua também na área de pesquisa e tradução do espanhol ao português e integra, como auxiliar, o projeto de pesquisa da professora Serrani intitulado Discurso, antologias, e dicções poéticas hispano-americanas: poética das migrações do Cone-Sul. Atualmente é professora de Língua Portuguesa na rede privada de ensino do Estado de São Paulo.